Pages - Menu

domingo, 9 de agosto de 2009

Piton, e a naja que matou cleópata


Píton africana e a naja que matou Cleópata.

Pitão, jibóia africana ou iran cego, na Guiné Bissau.

Pode ser encontrada aonde ?

Pode ser encontrada em todo o continente africano a Sul do deserto do Saara. Preferencialmente, habita nas selvas e matas, podendo ainda ser ocasionalmente encontrada na savana.

Qual a sua base de alimentação ?

A base da alimentação destes animais é constituída por aves, pequenos roedores e ainda mamíferos de média dimensão.

Como acontece a reprodução ?

Estas cobras fazem posturas que chegam a ter mais de 100 ovos, depois enroscam-se sobre estes e permanecem assim durante cerca de 55/60 dias, até que comecem a eclodir.

Tamanho e peso .

As cobras desta espécie podem ultrapassar os 6 metros de comprimento, embora não seja muito vulgar. É a maior cobra encontrada no continente africano, podendo um indivíduo adulto desta espécie pesar cerca de 120 kg.

Chega a trinta anos de vida ?

Esta cobra tem uma esperança de vida que ronda os 30 anos.A naja que amtou Cleopata.


Muitos textos antigos afirmam que ela tenha sido morta por meio de uma picada de cobra. (resta saber se por uma NAJA, ou uma VÍBORA). A Naja possui um veneno mais letal e sua picada é de difícil identificação. Já a Víbora provoca um inchaço grotesco, e, por esta razão, a morte por meio de uma víbora é descartada por estudiosos. A morte por meio da picada da naja evitaria a exposição de Cleópatra num triunfo romano, conforme desejo de Otaviano. Cleópatra estava confinada num dos quartos do palácio e, tudo que era levado até ela era inspecionado para evitar seu suicídio. Mas de alguma forma, ela conseguira se matar conduzindo uma de suas mãos a uma “compota” onde uma naja estaria entre os frutos. Quando os soldados romanos de Otaviano entraram no quarto da rainha, ela já jazia morta e vestida com trajes reais. Otaviano nada pode fazer a não ser expor para seu poderio militar um retrato da rainha Cleópatra. Os dois filhos gêmeos de Cleópatra perderam-se na história. Otaviano matou Cesário, impedindo definitivamente qualquer chance de prosperidade política para o filho da rainha. Alexandria deixou de ser um lugar dedicado ao saber, passando a ser uma mera província romana no Egito. Mas Cleópatra nunca fora esquecida. Ela era a rainha do antigo Egito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário