Pages - Menu

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

o gavião é uma ave de rapina ?



Gavião é uma ave de rapina ?


Gavião é o nome popular dado a várias espécies de aves falconiformes pertencentes às famílias Accipitridae e Falconidae, em particular dos géneros Leucopternis, Buteo e Buteogallus. São aves geralmente identificadas pelo tamanho de médio a pequeno, em relação a outras aves de rapina, e dotadas de asas curtas, adaptadas à predação em espaços fechados.

É confundido com a águia ?

Esta designação não corresponde a nenhuma classe taxonômica e pode acontecer que dentro do mesmo gênero haja espécies chamadas gavião e outras com o nome de águia. De uma forma geral, os gaviões têm uma distribuição bastante vasta, que inclui todos os continentes com exceção da Antártica.

São aves de grande porte ?

Os gaviões são aves de grande porte, carnívoras e caçadoras. Possuem bico curvo, curto e forte, garras afiadas. Os gaviões chegam a medir 40 cm, as fêmeas são maiores que os machos. Alimentam-se de répteis, outras aves, pequenos mamíferos, peixes e carniças. Botam de um a quatro ovos que são encubados por até 35 dias. Os filhotes que nascem primeiro matam e comem os menores.
Fazem seus ninhos em árvores bem altas ou sobre montes rochosos extremamente altos.
O gavião real é conhecido como harpia ?

O gavião-real, também conhecido como harpia, é a maior ave de rapina do Brasil e do mundo. Além de maior, é considerada uma das mais interessantes e raras aves pois vive solitária, exceto na época de acasalamento.

A harpia vive nas montanhas ?
A harpia vive em montanhas, nas margens de rios e lagos e até mesmo à beira-mar. No Brasil, ainda hoje, essa espécie é encontrada na Amazônia, nos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul, além de algumas florestas da Mata Atlântica. Seus hábitos são diurnos e o comportamento sedentário. Alimenta-se desde moluscos, crustáceos e peixes até serpentes, lagartos, alguns pássaros e alguns mamíferos, como a preguiça (seu alimento favorito) que captura no solo.

Pode atingir quantos metros ?
A harpia pode atingir 1,15 m de comprimento e 2,5 m de envergadura. Seu peso varia de 4,5 a 10 quilos. Possui uma plumagem densa nas costas e macia no lado ventral.

Quais suas características ?

Os tarsos são grossos e não emplumados. As pernas são curtas, e os pés e garras suficientemente fortes para permitir à ave carregar mamíferos pesados. A cor predominante é o cinza e o seu grande topete é responsável pela denominação de gavião-real. A ave adulta apresenta um “colar” preto de penas no pescoço. A característica principal – também presente em todas as aves de rapina diurnas – é a profundidade da visão. O poder de resolução da vista do gavião chega a ser oito vezes mais potente que o do homem. Mas, como nem tudo é perfeito, a mobilidade do olho na órbita é reduzida , o que obriga a ave a virar constantemente a cabeça para adquirir noção do conjunto.


Ajude ao Neafa – 3221 0193

Nenhum comentário:

Postar um comentário