Pages - Menu

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O cachorro cego com cão guia


Clyde, o cachorro cego com cão guia
Um cachorro cego encontrado na rua virou assunto nos jornais britânicos por possuir seu próprio cão guia. Clyde, de 5 anos, agora procura um lar, mas terá que ir junto de sua fiel companheira, Bonnie, de 2 anos. O motivo é que ele não move uma pata sem ela.
Os dois são da mesma raça?

Bonnie e Clyde, ambos da raça Border Collie, foram encontrados há três semanas em Blundeston, no condado britânico de Norfolk. Eles estavam abandonados no meio de uma tempestade e não possuíam identificação. Os cães foram levados ao Conselho do Distrito de Waveney, mas ninguém veio reclamar por eles.

Agora precisam de um dono.
A ideia agora é que eles sejam adotados pela mesma família. "Levá-los para casas separadas não é uma opção de maneira alguma", disse Cherie Cootes, do centro de Resgate de Cães de Meadow Green, segundo reportagem do jornal The Daily Telegraph. "Eles têm que ir como um par", enfatiza.
Ele depende muito da cadela.
Cootes conta que Clyde, quando não sabe ao certo onde está, posiciona-se imediatamente atrás de Bonnie para que ela possa guiá-lo. "Ele confia inteiramente nela o tempo todo. Quando ela caminha, ela tende a parar e se certificar que ele está lá. Ela cuida dele". Segundo Cootes, a cegueira de Clyde não é evidente quando Bonnie está por perto. "Mas quando ela não está, ele se recusa a se mover sem ela".

Conheça um pouco a história dos cães guia.

A primeira tentativa sistemática de treinar cães para ajudar a povos cegos veio ao redor de 1780 no hospital para cegos “Les Quinze-Vingts”, em Paris. Pouco depois, em 1788, Josef Riesinger, um fabricante cego de Viena, treinou um spitz tão bem que as pessoas freqüentemente duvidavam de que ele era cego.




Quando começa a história moderna do cão guia ?

A história moderna do cão-guia, entretanto, começa durante a primeira guerra mundial, quando milhares de soldados estavam retornando cegos, devido a gases venenosos. Um doutor alemão, Dr. Gerhard Stalling, teve a idéia de treinar cães em massa para ajudar àqueles afetados. Um dia, quando andava com um paciente pelo hospital, ele foi chamado urgentemente, deixando o seu cão na companhia do paciente. Quando retornou, ele teve a impressão distinta da maneira que o cão se comportava e como olhava o paciente cego.

Quando foi aberta a primeira escola ?

O Dr. Stalling começou explorar as maneiras de treinar cães para transformar estes em guias de confiança. Em agosto de 1916, foi aberta a primeira escola de cães-guia do mundo para cegos em Oldenburg.

Quem foi Doroty Eustis ?

Em torno deste tempo, uma milionária americana, Dorothy Harrison Eustis, já treinava cães para o exército, polícias e serviço aos consumidores na Suíça. Era a energia e a perícia de Dorothy Eustis que estava lançando o Movimento Internacional do Cão-Guia. Quando ouviu sobre o centro de Potsdam, Eustis estava curiosa para estudar seus métodos, e gastava diversos meses lá. Ela voltou tão impressionada que escreveu um artigo sobre o assunto para o The Saturday Evening Post na América, em Outubro 1927.


O projeto de Doroty continua ?

Desde então, estão sendo abertas escolas de cães-guia em toda parte do mundo, e mais escolas abrem suas portas a cada década. Milhares de pessoas tiveram suas vidas transformadas pelos cães-guia e pelas organizações que os fornecem. O compromisso das pessoas que trabalham para estas organizações é hoje tão profundo quanto era antigamente, e os herdeiros da herança de Dorothy Eustis continuam a trabalhar para aumentar a mobilidade, a dignidade e a independência de pessoas cegas no mundo. O movimento continua.
Copiado daqui:http://www.iris.org.br/historia.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário