Pages - Menu

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Carroceiro legal


Carroceiros são cadastrados pela Prefeitura de Maceió
O Ministério Público Estadual, em parceria com a Prefeitura de Maceió, órgãos locais, lideranças comunitárias e o
Núcleo Educacional Ambiental São Francisco de Assis (Neafa), instituição afiliada à Sociedade Mundial de Proteção Animal (World Society for the Protection of Animals – WSPA) realiza o projeto “Carroceiro Legal”. A iniciativa tem como foco a melhoria das condições de trabalho para os condutores dos veículos e de seus animais, e está sendo feita por etapas para alcançar as diferentes regiões do município.
Mundo animal conversou com a Dra Carolina Mendes da SMTT que falou a importância do projeto.
A primeira etapa do projeto foi realizada no início de novembro/08, ocasião em que foram cadastrados carroceiros e donos de cavalos de diferentes regiões do município. Além de acompanhar o cadastramento, o Ministério Público alagoano está fazendo gestão junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e a SMTT para discutir estratégias de inclusão desses trabalhadores em programas sociais.
Ângela Seabra presidente do Neafa fala da conscientização.

A meta é que a Secretaria apresente, no início do próximo ano, um projeto de inclusão das famílias dos carroceiros cadastrados em programas sociais do município. Entre as medidas que vão ser adotadas, está a escolarização das crianças e o ensino profissionalizante dos jovens dessas famílias.
Carolina Mendes ressalta.

O cadastramento é feito por funcionários da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMT) e da Secretaria Municipal de Ação Social. Durante a ação, o Núcleo Educacional Ambiental São Francisco de Assis (Neafa) distribuiu panfletos para que os carroceiros tenham orientações sobre os cuidados que devem ter com os animais.

Em agosto/09 Carolina Mendes e uma equipe da SMTT participaram de um encontro em Fortaleza adquirindo maiores conhecimentos sobre o projeto carroceiro legal do Ceará.
Para Ângela Seabra Testa, do Neafa, "a iniciativa é bem-vinda, pois conjuga as ações necessárias à inclusão social com outras voltadas ao bem-estar dos animais de tração", afirma.
A promotora Dalva Tenório do Ministério Público também participa do projeto.
Na avaliação da Promotora de Justiça do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente, Dalva Tenório, os carroceiros estão receptivos ao projeto. Muitos não tinham registros, e aqueles que já possuíam cadastro puderam atualizar os seus dados.


Em breve o Projeto carroceiro legal divulga as próximas etapas.

Carroceiro legal não maltrata animal.
A foto mostra um carroceiro irresponsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário