Pages - Menu

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Voce tem coragem de encarar uma jiboia


Você tem coragem de encarar uma jibóia ?
A jiboia é uma serpente que, apesar de raramente ultrapassar os 3 metros de comprimento, pode chegar até aos 5 metros. Existe no Brasil, onde é a segunda maior cobra (a maior é a sucuri). O seu habitat são as copas das árvores das florestas da América do Sul e da América Central. No Brasil, pode encontrar-se em diversos locais, como na Mata Atlântica, restingas, mangues, no Cerrado, na Caatinga e na Floresta Amazônica.
Jiboia em Alagoas?
No Museu de História Natural da Ufal em Maceio você pode ver três jiboias com 2.5m.

Quantas espécies no Brasil ?
No Brasil existem duas subespécies: a Boa e a Boa constrictor amarali (Stull, 1932). A primeira é amarelada, de hábitos mais pacíficos e própria da região amazónica e do nordeste. A segunda, menor, é acinzentada e as vezes mais agressiva.

É um animal de hábitos noturnos ?
É basicamente um animal com hábitos noturnos (o que é verificável por possuir olhos com pupila vertical), ainda que também tenha atividade diurna.

A gestação é complicada ?
Apesar de ser um réptil, pode-se considerar como animal vivíparo porque no final da gestação o embrião recebe os nutrientes necessários do sangue da mãe. Outros autores desvalorizam essa parte final da gestação e consideram-nas apenas ovovivíparas porque, apesar de o embrião se desenvolver dentro do corpo da mãe, a maior parte do tempo é dedicado à incubação num ovo separado do corpo materno. A gestação pode levar meio ano, podendo ter de 12 a 64 crias por ninhada, que nascem com cerca de 48 cm de comprimento e 75 gramas de peso.

Como consegue a alimentação ?
Detecta as vítimas pela percepção do movimento e do calor e surpreende-nas em silêncio. Alimenta-se de pequenos mamíferos, principalmente ratos, aves e lagartos que matam por constrição dos seus músculos, envolvendo o corpo da presa e sufocando-a. A sua boca é muito dilatável e apresenta dentes nas mandíbulas. Primeiro, traga a cabeça da sua vítima. A digestão é demorada, podendo durar algumas semanas, durante as quais fica parada, num estado de torpor. Como gasta pouca energia, consegue passar muito tempo sem comer.

Tem medo do ser humano ?
Apesar de ter fama de animal perigoso para o ser humano, como não é peçonhenta e não consegue comer animais de grande porte, é, no fundo, inofensiva. Tem, aliás, medo do ser humano e foge com a sua aproximação. Isso não a impede de ser um animal muito perseguido por caçadores e traficantes de animais (chega a ser utilizada como animal de estimação exótico).
E as superstições ?
Existem algumas superstições sobre as jiboias no Brasil. Em alguns locais, a sua cabeça é cortada e utilizada como colar para "fechar o corpo", ou seja, proteger contra feitiçaria e outros males.

Qual a sua alimentação ?
As serpentes são animais carnívoros que se alimentam de roedores, aves e lagartos. É necessário que sejam alimentados cerca de uma vez por semana com dois camundongos. A freqüência e quantidade da alimentação aumentam de acordo com o tamanho do animal. É muito importante saber a procedência do alimento vivo para que não haja problemas patológicos. Estes alimentos precisam ser vermifugados.
Você pode criar em cativeiro ?
Primeiramente, autorização do IBAMA
É interessante reproduzir o habitat natural do animal. Para isso precisamos:
Terrário que tenha pelo menos 2/3 o tamanho máximo do animal e 1/3 do tamanho máximo em altura e a mesma medida em altura.
Placa de aquecimento ou pedra aquecida entre 25°C e 30°C. Note que o aquecimento deverá ser feito em um dos lados do terrário para que o animal possa escolher entre o lado aquecido ou o outro lado e assim regular sua temperatura.
Termômetro para controlar a temperatura
Hidrômetro para verificar a humidade que deve estar entre 80% e 90%.
Um tronco para que ela se enrole caso deseje.
Pote com água com tamanho suficiente para que ela fique imersa parcialmente se desejar.
Substrato de grama sintética, bark, litter - tipos de forrações atóxicas.
E o manuseio em cativeiro ?
Aceitam bem desde que acostumados desde filhotes. Só não podem ser manuseados no dia em que é oferecido o alimento para evitar regurgitações que podem causar a morte do animal.
Gravei o programa mundo animal da tv maceio canal 2 da jet no Museu de História Natural da Ufal e entrei no serpentário com três jiboias. So depois da gravação ao ver o tamanho da cobras, senti medo. No momento da filmagem elas estavam enrroscadas entre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário