Pages - Menu

segunda-feira, 13 de julho de 2009

A psittacidea é uma ave brasileira ?

A psittacidae é uma ave brasileira ?
A arara-azul-grande é uma ave da família Psittacidae, originalmente encontrada nas matas brasileiras.
Como é sua plumagem ?
Possui uma plumagem azul com um anel amarelo em torno dos olhos, e fita da mesma cor na base da mandíbula.

Seu bico parece maior que o crânio e qual sua alimentação ?

Seu bico é desmesurado parecendo ser maior que o próprio crânio. Sua alimentação, enquanto vivendo livremente, consiste em sementes, frutas, insetos e até de pequenos vertebrados.

Quando torna-se adulta para reprodução ?

Essa arara torna-se madura para a reprodução aos 3 anos e sua época reprodutiva ocorre entre janeiro e novembro.

Os pais cuidam bem dos filhotes ?

Nascem 2 filhotes por vez e a encubação dura cerca de 30 dias. Depois que nascem, as araras-azuis ficam cerca de três meses e meio no ninho, sob o cuidado dos pais, até se aventurarem no primeiro vôo.

Quando acontece a separação definitiva ?

A convivência familiar dura até um ano e meio de idade, quando os filhotes começam a se separar gradativamente dos pais.

Habita o complexo do pantanal ?

Pode ser encontrada no Complexo do Pantanal onde projetos de preservação garantiram no ano de 2001 uma população de 3.000 exemplares.

Corre perigo de extinção ?

Essa ave está atualmente ameaçada de extinção, sendo as principais causas a caça, o comércio clandestino, no qual as aves são capturadas enquanto filhotes, ainda no ninho e a degradação em seu habitat natural através da destruição atrópica.

Como fica sua distribuição geográfica ?




Sua distribuição geográfica no Brasil é nos estados de: Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Piauí, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Em Alagoas existem vários exemplares na reserva de Santa Tereza em Atalaia.

E a ararinha azul ?

A ararinha-azulé uma arara restrita ao extremo Norte do estado brasileiro da Bahia ao Sul do rio São Francisco. Tal espécie chega a medir até 57 cm de comprimento, com plumagem azul, com asas e cauda muito longas e mais escuras, bico negro com grande dente maxilar e íris amarelo-mostarda.

Está ameaçada de extinção ?

Está seriamente ameaçada de extinção, não sendo mais vista em vida selvagem. O último indivíduo observado na natureza, um macho, morreu após ter batido numa linha de alta tensão.Também é conhecida pelos nomes de arara-celeste, arara-do-nordeste e arara-spixi. Seu nome específico é uma homenagem ao naturalista alemão Johann Baptiste von Spix.

Qual o maior responsável pela extinção ?
O maior responsável pelo desaparecimento desta ave é o ser humano devido ao intenso tráfico. Os compradores são atraídos pela sua bela cor azul e principalmente pela ganância de possuir uma espécie tão rara. Um exemplar da ararinha-azul chega a custar no mercado negro milhares de dólares. As décadas de 70 e 80 foram as mais críticas para a espécie, num período em que o tráfico actuava fortemente para fora do Brasil.
Quantas restam ?
Atualmente existem apenas 78 exemplares da ararinha-azul no mundo, o que as torna uma das mais raras espécies vivas. Destes, apenas 8 podem ser encontrados no Brasil, sendo que dois estão em exposição no Zoológico de São Paulo. Apesar de serem um casal, as ararinhas da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, ainda não tiveram filhotes, pois são jovens.
“Dediquei minha juventude e beleza aos homens, hoje dedico minha vida e experiência aos animais.” Brigitte Bardot ( atriz )

Nenhum comentário:

Postar um comentário