Mundo animal entrevista o presidente do CRMV
Dr Heriberto Teixeira presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária em Alagoas, fala sobre o Curso de Leite e Derivados.
Dr – O curso que é mais uma reciclagem para os veterinários aconteceu nos dias 10 e 11 na FAEAL e foi mais uma iniciativa do Conselho para os seus associados.
O que foi discutido ?
Dr – O papel do médico veterinário junto ao produtor para que no final o consumidor tenha um produto de qualidade. Afinal todo produtor precisa ter um TR( técnico responsável ) que tem a responsabilidade de atestar a qualidade do produto.
Durante o curso foi debatido o combate as fábricas de queijo de fundo de quintal ?
Dr – Também. Muitas vezes o médio produtor compra do pequeno o seu produto e usa a sua embalagem sem a fiscalização do TR.
Dr Heriberto, nos dias 18 e 19 acontece o curso de carne.
Dr - Outro tema importante. O curso aborda a qualidade da carne, a situação do matadouro que em Alagoas foram fechados vários e com a responsabilidade das prefeituras, abertos outros respeitando todas as técnicas exigidas, a exemplo de Coruripe e Capela.
O consumidor ainda gosta de comprar a carne exposta no balcão e acha que a carne conservada em embalagens plásticas sob boa refrigeração é velha ?
Dr – Exatamente. O cliente quer tocar na carne e esquece que ali no balcão está exposta a micróbios e pode trazer prejuízos futuros.
Dr Heriberto vamos falar sobre o conselho e sua atuação contra o charlatão.
Dr – É um problema sério. O conselho para atuar precisa receber a denúncia, comunicar ao Ministério Público e a polícia para as devidas providências. O proprietário do animal tem uma parcela de culpa quando leva o seu cão ou gato para o charlatão e quando o quadro clinico do animal piora, procura uma clinica veterinária e quer que o médico faça milagre.
O CESMAC está dando uma boa contribuição para o mercado com o curso de medicina veterinária ?
Dr – Sem dúvida que os veterinários formados e já atuando em Alagoas e outros Estados são excelentes profissionais sem contar com a prestação de serviços que a clinica escola oferece para a população de Marechal Deodoro para animais de pequeno e grande porte.
E o curso da Ufal em Viçosa ?
Dr – Outro grande passo, inclusive já foi publicada a licitação para a construção da clinica veterinária
Qual a importância do CCZ, realizando castração de cães e gatos ?
Dr – Muito importante, porque atende a população carente que não pode pagar uma cirúrgia cara. O CCZ, com o apoio do prefeito Cícero Almeida e a determinação do secretário municipal de saúde dr. Francisco Lins, que conta com o esforço do coordenador dr. Carlos Eduardo e equipe está desenvolvendo um trabalho importante principalmente no combate a raiva canina.
Dia 09 de setembro é o dia do médico veterinário.
Dr – O Conselho já está trabalhando para uma grande programação que será divulgada em breve.
Parceiros nesta programação ?
Dr – Claro, CCZ, NEAFA, CESMAC, UFAL, ANCLIVEPA, entre outros.
Qual o papel da mulher hoje na medicina veterinária ?
Dr – Importante. Na minha época era difícil. Hoje 50% dos alunos cursos de veterinária são mulheres. Em Maceio temos grandes veterinárias e nos cursos ótimas alunas.
A medicina veterinária cuida apenas de cães e gatos ?
Dr – Claro que não. Existe um grande leque. No inicio da entrevista falamos sobre leite e carne.O veterinário é uma peça fundamental para a saúde pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário