Pages - Menu

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Leopardo

Você conhece o Leopardo-de-amur e o lepardo ?
O leopardo-de-amur é a subespécie de leopardo mais setentrional, a qual habita hoje em dia os montes Sikhote-Alin. É também conhecido como leopardo-siberiano e leopardo-do-extremo-oriente.
Existe ligação entre o leopardo e o tigre ?
Apesar de sua distribuição coincidir com a do tigre-siberiano, sua população não é tão pesadamente afetada tal como outros leopardos e tigres em outras regiões. Leopardos-de-amur evitam viver ou caçar muito próximo do território do tigre, evitando a competição direta por presas.
São caçadores solitários ?
Assim como todos os outros leopardos, eles são animais solitários, com hábitos noturnos e levam suas presas para as árvores como medida de segurança, a fim de evitar que caia nas mãos de outros carnívoros como ursos e tigres. Caçadores astutos e oportunistas, sua dieta consiste de cervos roe e sika, lebres e outros roedores locais.
Suas pernas são grossas e peludas ?
Os leopardos-de-amur se diferenciam das demais subespécies de leopardo devido à sua pele e pernas mais grossas e peludas, possivelmente para sobreviver melhor no clima frio da taiga. Ainda possuem rosetas maiores e mais espaçadas.

O que acontece no inverno e verão ?

Durante o inverno sua pelagem apresenta uma coloração creme pálida, porém no verão é mais alaranjada. Durante o verão sua pelagem tem normalmente cerca de 2,5 centímetros de espessura, porém no inverno tem aproximadamente 7 centímetros.

Quem pesa mais o macho ou a fêmea ?

Os machos são aproximadamente duas vezes maiores que as fêmeas, e pesam entre 30 e 70 quilos.

Está em perigo de extinção.

Ainda que o leopardo-de-amur habite a mesma área do tigre siberiano, recebe muito menos atenção da parte da mídia e dos programas de conservação. De todos os grandes felinos, o leopardo-de-amur é o mais raro, e está em perigo de se extinguir da natureza.

O homem continua sendo um predador .






Tal como os tigres, os leopardos preferem viver em áreas florestadas, porém a maior parte das florestas aonde vivem é cercada por fazendas e vilarejos, levando a conflitos com o homem e assim facilitando a caça. Provavelmente não mais do que 35 destes felinos ainda sobrevivem na natureza.

E o leopardo ?

Leopardo , também chamado onça em Angola, é, com o leão, tigre e jaguar, um dos quatro "grandes gatos" do género Panthera. Medem de 1 a quase 2 m de comprimento, e pesam entre 30 e 70 kg.

É um animal feroz e habita a África e Ásia ?

De menor porte do que o jaguar, o leopardo não é menos feroz. Habita a África e Ásia. Possui várias subespécies, algumas criticamente ameaçadas, como o leopardo-de-amur, o leopardo-da-barbária e o leopardo-da-arábia. O leopardo-nebuloso e o leopardo-das-neves pertencem a espécies e géneros separados.

A longa cauda ajuda o leopardo ?

O leopardo possui uma longa cauda, que o ajuda a manter o equilíbrio ao subir em árvores ou ao fazer longas corridas em grandes velocidades, diferentemente da onça que não possui uma cauda longa.

O que faz com suas presas ?

Um leopardo geralmente caça impalas e por vezes gnus, ruminantes presentes na savana. Às vezes, pode atacar bandos de babuínos quando estes invadem seu território em busca de alimento ou abrigo. O leopardo usa a sua imensa força e transporta a sua presa para o cimo de uma árvore para a tirar do alcance de outros predadores como os leões e as hienas. Um leopardo consegue carregar animais seis vezes mais pesados que ele mesmo.

Qual o periodo de gestação ?
Sua gestação é de 12 semanas.
É símbolo do safari africano ?
Como símbolo do safari africano, pertence ao grupo de animais selvagens chamado "big five", correspondente aos 5 animais mais difíceis de serem caçados: leão, leopardo, elefante, búfalo e rinoceronte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário