RINHAS... VERGONHA NACIONAL.
COMO SÃO EQUIPADOS OS GALOS PARA AS RINHAS ?
Equipados com afiadas lâminas de metal, na altura das esporas, os galos se vêem forçados a lutar até a morte, ou quase, para satisfazer aos apostadores. O galo que correr da briga, que cai por nocaute, ou quebra a pata ou a asa, perde e acaba, em muitos casos, morrendo.
ÊLES REAGEM NAS RINHAS COMO APRENDERAM ?
Os 'galos de briga' só brigam na natureza para defender o seu território e que, nas rinhas, apenas reagem de acordo com o que aprenderam.
A PRISÃO DE DUDA MENDONÇA FOI UMA ALERTA ?
A prisão do publicitário Duda Mendonça em uma rinha de galo em 21 outubro de 2004, no Rio de Janeiro, trouxe a discussão sobre crueldade contra animais a público novamente. Duda, que foi coordenador de campanha eleitoral do presidente Luís Inácio Lula da Silva, e os outros acusados pagaram fiança de R$ 1 mil e conseguiram liberdade provisória, mesmo tendo sido presos em flagrante. A briga de galos é proibida no Brasil pela lei de crimes ambientais.
O QUE VOCÊ ACHA DO PROJETO DO DEPUTADO FERNANDO DE FABINHO EM LEGALIZAR AS RINHAS ?
Há um projeto de lei 4340/04, de autoria do deputado Fernando de Fabinho (PFL-BA) que tramita em regime de prioridade pelo Congresso Nacional pelo qual as rinhas de galo e de canário poderão deixar de ser crime, se for aprovado.
RINHAS DE CÃES ...
Dois cães são colocados juntos para brigarem. A 'luta' só termina quando o dono do cão desiste.
A RINHA DE CÃES É PIOR QUE A RINHA DE GALOS .
Em combates profissionais, há um tipo chamado 'Till Death do Us Part' (até que a morte nos separe). Nesse combate a 'luta' termina com a morte de um dos cães. Cão de rinha é um cão como outro qualquer, que foi 'treinado e estimulado', desde pequeno para combater outro cão. É um cão que não teve escolha. Ele apenas aprendeu o que o seu dono ensinou.
COMO SÃO OS CÃES DE RINHAS ?
Os cães de rinha geralmente tem orelhas curtas, muitas vezes amputadas. Feridas e machucados constantes e cicatrizes na cabeça, pescoço, pernas e orelhas. A briga de cães é proibida no Brasil pela lei de crimes ambientais.
VAMOS COMBATER AS RINHAS. É CRIME. SE VOCÊ SABE AONDE EXISTE UMA RINHA LIGUE PARA O NEAFA. PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO. PROCURE A DELEGACIA MAIS PRÓXIMA. VAMOS ACABAR COM ESTA VERGONHA NACIONAL.
__________________________
ENTREVISTA COM DRA LESLY FERNANDES.
DRA LESLY FERNANDES QUAIS OS CASOS MAIS FREQUENTES QUE CHEGAM AO SEU CONSULTÓRIO ?
L. F. – COMO ESTÁ SENDO DIVULGADO NA IMPRENSA QUE O NEAFA REALIZA A ESTERECTOMIA, A POPULAÇÃO ESTÁ PROCURANDO OS VETERINÁRIOS PARA ESTA CIRÚRGIA, QUE EVITA O AUMENTO DE CÃES E GATOS ABANDONADOS NA CIDADE.
QUAIS OS CUIDADOS PARA EVITAR A OBESIDADE ?
L.F. – A CADELA FICA PREGUIÇOSA E O PROPRIETÁRIO DEVE RACIONAR A COMIDA E PASSEAR COM O ANIMAL.
TUMORES NAS MAMAS SÃO FREQUENTES ?
L.F. – SIM. GERALMENTE O PROPRIETÁRIO QUER EVITAR QUE A CADELA ENTRE NO CIO E APLICA UMA DOSE DE ANTICONCEPCIONAL. ENTÃO SURGE O PROBLEMA. UMA SÓ APLICAÇÃO PODE CAUSAR O TUMOR DE MAMAS.
RETIRADO UM TUMOR COM O DECORRER DO TEMPO SURGEM OUTROS ?
L. F. – CLARO . É NORMAL.
A SARNA É UM GRANDE PROBLEMA PARA O ANIMAL E O PROPRIETÁRIO ?
L.F. – A SARNA É UM GRANDE PROBLEMA QUE PODE SER RESOLVIDO. SIGA OS CONSELHOS DO VETERINÁRIO ( A) .
E OS PIOLHOS ?
L. F. – É FÁCIL. UM TRATAMENTO SÉRIO ACABA COM PIOLHOS E PULGAS.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE CARRAPATOS E PIOLHOS ?
L. F. – O CARRAPATO VIVE NO AMBIENTE E APENAS 5% NO ANIMAL. JÁ A PULGA VIVE NO ANIM AL.
VOLTANDO A ESTERECTOMIA, O QUE A DRA. ACONSELHA, ANTES OU DEPOIS DO PRIMEIRO CIO ?
L.F. – ACONSELHO ANTES DO PRIMEIRO CIO PARA EVITAR UMN POSSIVEL TUMOR DE MAMAS.
FALAMOS EM ESTERECTOMIA E OS MACHOS ?
L. F. – AS PESSOAS ESQUECEM OS CÃES E GATOS. PREOCUPAM-SE COM CADELAS E GATAS.
VAZECTOMIA ?
L. F. TALVEZ POR FALTA DE DIVULGAÇÃO NÃO É PROCURADA.
O CÃO QUE NÃO SAI PARA PASSEAR PODE FICAR DOENTE ?
L. F. – CLARO. FICA NERVOSO E CRIAR OUTROS PROBLEMAS.
QUAL A SUA REAÇÃO NA SALA DE CIRÚRGIA ?
L. F. – ESTOU REALIZADA. ESTOU SALVANDO UMA VIDA.
DRA LESLY UM GRANDE ABRAÇO.
L.F. – UM ABRAÇO E SUCESSO...
___________________
ENTREVISTA ADRIANA:
PROGRAMA MUNDO ANIMAL ENTREVISTA A VETERINÁRIA ADRIANA SANTANA.
M.A. – DRA ADRIANA QUAIS AS CIRURGIAS MAIS FREQUENTES ?
A ESTERECTOMIA, TUMORES DE MAS E CEZARIANAS.
M.A. – POR QUE A CEZARIANA ?
CADELA NO PRIMEIRO CIO QUE NÃO CONSEGUE TER CONTRAÇÕES NORMAIS. FILHOTES ATRAVESSADOS. CRUZAMENTOS COM CÃES DE MAIOR PORTE.
M.A. – A CADELA PODE REJEITAR OS FILHOTES?
CLARO. ELA NÃO TEVE O CONTATO NATURAL DURANTE O PARTO. QUANDO ACORDA ESTÁ RODEADA DE FILHOTES E NÃO ENTENDE NADA. PODE HAVER UMA REJEIÇÃO NATURAL.
M.A. – A ESTERECTOMIA PODE SER REALIZADA APÓS O PRIMEIRO CIO ?
PODE SER ANTES DO PRIMEIRO CIO. O PROBLEMA DA OBESIDADE DEVE SER CONTROLADA PELO PROPRIETÁRIO QUE DEVE LEVAR O ANIMAL PARA PASSEIOS DIÁRIOS.
M.A. – CORTAR A CAUDA É NORMAL ?
HOJE, NÃO. INCLUSIVE AS EXPOSIÇÕES JÁ NÃO EXIGEM AMPUITAÇÕES DE CAUDAS E ORELHAS.
M.A. – CORDECTOMIA ? FARIA ?
É UMA CIRURGIA MUTILADORA. JAMAIS FARIA. POR QUE DEIXAR O ANIMAL SEM PODE RATIR ? NA MINHA OPINIÃO É CRIME.
M.A. – FOI IMPORTANTE SER VOLUNTÁRIA DO NEAFA ?
CLARO. TODO ESTUDANTE DEVERIA PASSAR PELO NEAFA. APRENDI MUITO COM DR PAULO E DR ALESSANDRO. A MINHA PRIMEIRA CIRURGIA FOI NO NEAFA. A CASTRATAÇÃO DE UM GATO. LÓGICO QUE DR PAULO ESTAVA AO MEU LADO.
M.A. – QUAL A IDADE PARA O CÃO FICAR CEGO ?
COM ONZE OU DOZE ANOS DE VIDA. MAS, FICAR CEGO NÃO SIGNIFICA FICAR INÚTIL. O CÃO VIVE NORMALMENTE.
M. A. – E O ANIMAL QUE TEVE A PATA AMPUTADA ?
O CÃO, O GATO, QUALQUER ANIMAL NÃO TEM PRECONCEITO. VIVE COM MUITA TRANQUILIDADE SEM UMA DAS PATAS. E HOJE, JÁ EXISTEM NO MERCADO PET CADEIRAS DE RODAS.
M. A. – COMO SENTE-SE OPERANDO UM ANIMAL ?
MUITO BEM. ESTOU SALVANDO UMA VIDA. CHORO QUANDO NÃO TENHO SUCESSO.
M.A. -DRA ADRIANA SANTANA FOI UM PRAZER ENTREVISTA-LA. MUITO SUCESSO. E FELIZ DIA DAS MÃES.
OBRIGADA E SUCESSO PARA O MUNDO ANIMAL.
___________________
PROGRAMA MUNDO ANIMAL EM ENTREVISTA COM A BIÓLOGA MORGANA MACEDO QUE FEZ PARTE DO PROJETO ARTUBA ( ARRAIAS E TUIBARÕES ) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, FALOU SÔBRE O TUBARÃO BRANCO.
O tubarão-branco (Carcharodon carcharias) é uma espécie de tubarão lamniforme, sendo o peixe predador de maiores dimensões existente na atualidade. Um tubarão-branco pode atingir 7,5 metros de comprimento e pesar até 2,5 toneladas. Esta espécie vive nas águas costeiras de todos os oceanos, desde que haja populações adequadas das suas presas, em particular pinípedes. Esta espécie é a única que sobrevive, na atualidade, do gênero carcharodon.
MORGANA, QUAIS AS CARACTERISTICAS GERAIS ?
Os tubarões brancos caracterizam-se pelo seu corpo fusiforme e grande robustez, em contraste com as formas espalmada de outros tubarões. O focinho é cónico, curto e largo. A boca, muito grande e arredondada, tem forma de arco ou parábola. Permanece sempre entreaberta, deixando ver, pelo menos, uma fileira de dentes da mandíbula superior e uma dos da inferior, enquanto a água penetra nela e sai continuamente, pelas brânquias.
O TUBARÃO NÃO POSSUI BEXIGA NATATÓRIA ?
Se o fluxo parasse, o tubarão afogar-se-ia, por carecer de opérculos para regular a passagem correcta de água, e afundar-se-ia na mesma, já que ao não possuir bexiga natatória vê-se condenado a estar em contínuo movimento para evitar afundar-se. Durante o ataque, as mandibulas abrem-se ao ponto de a cabeça ficar deformada e fecham-se imediatamente de seguida, com força 300 vezes superior à da mandíbula humana.
MORGANA, EXPLICA COMO SÃO OS DENTES DESTA FERA ...
Os dentes são grandes, serrados, de forma triangular e muito largos. Ao contrário de outros tubarões, não possuem qualquer espaçamento entre os dentes, nem falta de dente algum, antes, têm toda a mandibula repleta de dentes alinhados e igualmente capazes de morder, cortar e rasgar. Atrás das fileiras de dentes principais, este tipo de tubarão tem duas ou três a mais em contínuo crescimento, que suprem a frequente queda de dentes com outros novos e vão-se substituindo por novas fileiras ao longo dos anos. A base do dente carece de raiz e encontra-se bifurcada, dando-lhe uma aparência inconfundível, em forma de ponta de flecha.
AS NARINAS SÃO LARGAS E OS OLHOS GRANDES ?
NÃO... Os orifícios nasais (narinas) são muito estreitos, enquanto que os olhos são pequenos, circulares e completamente negros. No lombo situam-se cinco fendas branquiais, duas nadadeiras peitorais bem desenvolvidas e de forma triangular e outras duas, perto da nadadeira caudal, muito mais pequenas. A caudal está muito desenvolvida, assim como a grande nadadeira dorsal. Outras duas nadadeiras pequenas (segunda dorsal e anal), perto da cauda, completam o aspecto de este animal.
O TUBARÃO BRANCO É REALMENTE DE COR BRANCA ?
Apesar do seu nome, o tubarão é apenas branco na sua parte ventral, enquanto que a dorsal é cinzenta ou azulada. Este padrão, comum a muitos animais aquáticos, serve para que o tubarão se confunda com a luz solar (em caso de se olhar de baixo para cima) ou com as escuras águas marinhas (em caso de fazê-lo de cima para baixo), constituindo uma camuflagem tão simples quanto efetiva. O extremo da parte ventral das barbatanas da espádua e a zona das axilas aparecem tingidos de negro. A pele é formada por dentículos dermicos ou dentículos cutâneos, que dão o aspecto liso sentido nariz cauda e extremamente áspero no sentido cauda/nariz.
MORGANA, QUAL O MAIOR INIMIGO DO TUBARÃO BRANCO ?
O tubarão-branco é o maior dos peixes carnívoros e um dos animais mais poderosos dos oceanos. Entretanto, tem um grande inimigo: o ser humano.
Além disso, também tem que temer a orca (seu único inimigo em todo o oceano quando este ainda não é adulto). Em outubro de 1997, nas águas que banham as ilhas Farallon (na costa da Califórnia) ocorreu um ataque de uma orca fêmea de 6,5 metros conhecida pelos cientistas como ca2 contra um tubarão-branco jovem de 3 metros de tamanho, durante o qual o tubarão morreu. Mas o tubarão-branco, quando está completamente desenvolvido, carece de inimigos ou predadores, somente quando é filhote pode ser atacado pelas orcas ou por tubarões maiores. Não há nenhum caso documentado de ataque de orca contra um tubarão branco adulto.
O SER HUMANO É UM BOM PRATO PARA O TUBARÃO ?
CLARO QUE NÃO...
- O tubarão não ataca a vítima com intenção de comê-la no ataque, mas porque a considera uma intrusa na sua atividade diária e vê-a como uma ameaça em potencial. Por isso, a mordida e posterior retirada do tubarão nada mais seria do que uma desproporcionada advertência.
- O animal sente-se confuso ante algo que nunca tinha visto antes e não sabe se é comestível ou não. Portanto, o fugaz ataque é uma espécie de "mordida-prova" com a intenção de descobrir se pode ou não alimentar-se desse novo elemento, no futuro. O possível sabor desagradável e complicações digestivas posteriores farão com que o tubarão não volte a caçar humanos, após esta experiência.
Dada a natureza do ataque, a vítima humana morre apenas em raras ocasiões, durante o mesmo. Quando isso acontece, a maioria das vezes é devido à perda massiva de sangue, que deve evitar-se de imediato. A libertação de sangue na água pode atrair também outros tubarões e peixes carnívoros, de diversas espécies, que podem ver-se impulsionados a realizar suas próprias "mordidas de prova", que piorarão o estado da vítima.
_____________________-
Pit Bull, Dócil ou Vilão?
A origem da raça remonta ao Século XIX. Em 1835, o parlamento inglês proibiu o esporte chamado bull baiting, um jogo sádico em que Bulldogs eram usados para atacar touros trazidos à arena (com a discutível intenção de amaciar-lhes a carne). O cão atacava o touro, evitando coices e chifradas, agarrava o seu nariz ou orelha, e segurava-se até que o touro caísse. Os súbditos e a realeza da época procuravam diversão, procurando distrairem-se da violência e das doenças de seu tempo comparecendo a esses espetáculos sangrentos. Contudo, a opinião pública forçou o governo a tomar uma medida.
Uma vez que o bull baiting foi banido, os criadores que apreciavam a rudeza, coragem e tenacidade dos buldogues voltaram sua atenção para a criação de cães para a briga (ou rinha). Começaram com o bulldog, misturaram algum sangue de terrier, e produziram os Half and Half, Pit Dogs ou Bull and Terriers, cães de pequeno porte e extrema força e dotados de maior agilidade que os bulldogues de elevada força física, um cão que cumpria todas as suas expectativas. Os Bull and Terriers foram criados para agredir outros cães, matar ratos (pragas comuns na época), mostrando bravura, alta tolerância à dor, vontade de lutar até o fim, e afeição ao seu criador. Com o tempo passaram a se diferenciar em raças, tais como o Staffordishire Bull Terrier, o Bull Terrier, o Irish Staffordishire Bull Terrier e o Pit Bull (que não tinha um padrão para estética, mas sim em termos de temperamento).
COMO CHEGARAM AOS EUA ?
Posteriormente, esses cães migraram para os Estados Unidos como cães de quintal, guarda de fazendas, boiadeiros, cães de luta e caça pesada. Os cães do tipo físico "bull and terrier" ou "half and half" foram reconhecidos pelo UKC em 1898.
E A POLÊMICA DE HOJE ?
Hoje em dia, o Pit Bull é muito polêmico. É constante o noticiário de ataques de cães desta raça em nível mundial, muitas vezes confundida com o American Staffordshire Terrier, Bull Terrier, Staffordshire Bull Terrier, Dogo Argentino e Dogue Brasileiro. Ainda assim, há os que defendam que sua real face é a de um cão dócil, leal e equilibrado, baseado em suas experiências pessoais e no verdadeiro temperamento da raça, que sofre desvios diariamente, devido a cruzas indiscriminadas, assim como várias outras raças, produzindo assim, mestiços extremamente perigosos, por isso recomenda-se que a aquisição de um cão dessa raça deve ser feita em um canil idôneo e com boas referências.
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA RAÇA ?
As características essenciais do American Pit Bull Terrier (APBT), segundo o Padrão Oficial da Raça, são a resistência, auto-confiança e a raiva. A raça gosta de agradar e é cheia de entusiasmo. O APBT é um excelente cão de companhia e é notável o seu amor por crianças. Pode ter o focinho reto ou curvo, predominando o primeiro.
Pelo fato de a maioria dos APBTs apresentarem certo nível de agressividade contra outros cães, bem como pelo fato de o seu físico ser poderoso, a raça necessita de proprietários que os sociabilizem cuidadosamente e que treinem para obediência os seus cães. São cães com um alto nível de energia, não devendo assim ficarem presos num espaço pequeno, muito menos em correntes.
AFINAL, DÓCIL OU VILÃO ?
Assim como há criminosos criando Pit Bulls para brigas e para amedrontar pedestres nas ruas, há também criadores sérios e éticos de APBT. Para piorar as coisas, os maus criadores muitas vezes deixam de treinar seus cães para não agredirem humanos, como os criadores do início do século passado faziam. Pelo contrário, treinam os cães para serem o mais violentos possíveis.
Como resultado, o termo Pit bull é hoje pejorativo e instiga medo em muitas pessoas. O preconceito gera lendas urbanas como a de que suas mandíbulas têm a forma de um alicate, que se trancam sob a carne de suas vítimas, exercendo dez toneladas de pressão, e não poderiam ser abertas a menos que o cão tivesse a cabeça arrancada, que sua caixa craniana é menor que seu cérebro, fazendo com que ele tenha muitas dores de cabeça e ataque até seus donos (mesma lenda que foi usada na época dos Dobermann), ou que é um cão criado em laboratório, com uma substância injetada para ficar louco e agressivo.
O resultado é o preconceito indiscriminado, que faz autoridades banirem Pit Bulls das comunidades, e companhias de seguros cancelarem seguros se a casa tiver um Pit Bull.
É UM ANIMAL INTELIGENTE ?
Na verdade, o Pit Bull é um cão inteligente, e muitos de seus exemplares são obedientes; são cães saudáveis que reclamam pouco e oferecem muito aos seus donos. Há até mesmo casos de cães que servem de guias para cegos e já são usados como cães de terapia em hospitais e clínicas para ajudarem crianças deficientes.
Assim como outros cães, Pit Bulls podem ser defensivos com relação ao seu território, mas, de modo geral, cães de luta não são territoriais.
Pit Bulls são bons animais de estimação, mas devem ser tratados com cuidado e respeito por quem decidir criá-los. Quando em público, sempre devem usar guia curta, focinheira, enforcador ou coleira resistente, sendo conduzidos por pessoas com força física suficiente para conter o animal no caso de euforia. Não são recomendados para quem nunca teve cães.
O principal fator condicionante da transformação do Pit Bull num animal agressivo é o cruzamento indiscriminado da raça sem se avaliar o temperamento dos animais. Animais agressivos com seres humanos não devem ser inclusos em planos de criação, para assim evitar a transmissão hereditária dessa falha.
O COMPORTAMENTO DO CÃO DEPENDE DO DONO.
QUAM NÃO AMA UM ANIMAL JAMAIS VAI AMAR O SEMELHANTE .
ATÉ A PRÓXIMA
____________________
Entrevista: Quais são os cuidados que se deve ter com os filhotes
Programa mundo animal entrevistou a médica veterinária Andreya Carla para saber quais os primeiros cuidados com os filhotes.
Andreya – antes de falarmos dos filhotes é necessário explicarmos para os nossos amigos a importância do pré natal.
Os cuidados com a cadela.
Uma boa alimentação rica em proteinas ( boa ração ).
O acompanhamento veterinário para uma gravidez sadia.
Seguindo os conselhos veterinários o risco da cadela comer os filhotes é remoto.
Dra Andreya e na hora do parto?
Andreya – muito importante. O proprietário (a) deve dar todo carinho porque o momento é muito delicado. Parto normal ajude se for preciso. Deixe a limpeza por conta da fêmea
As raças de grande porte com ninhadas de oito a doze filhotes, sempre é normal um não sobreviver.
E os primeiros quinze dias?
Andreya – de olhos fechados a alimentação é o leite materno.
É por este motivo a importância do pré natal. É exatamente durante este período que a mãe deve estar bem de saúde.
Dra, após este período?
Andreya – decorridos trinta dias vem a vermifugação.
Com 45 dias a primeira vacina que deve ser adquirida em uma clinica veterinária.
Após trinta dias a segunda dose e a terceira trinta dias depois.
a vacina triplice é de vital importância e a próxima etapa a anti rábiva.
Dra, chegou a hora da separação.
Andreya – o proprietário deve doar os filhotes para pessoas do seu relacionamento. Se possível acompanhar a distância a vida dos filhotes. Não sendo bem tratados é dever trazê-los de volta, para evitar um futuro cão de rua.
Próximo cio a cadela deve cruzar ?
Andreya – não. Sempre recomendo um descanso.
No entanto, o certo é a esterictomia.
A cirurgia evita crias indesejadas e uma boa saúde para a cadela.
Dra, qual a sua opinião em relação ao fechamento do neafa ?
Andreya – uma pena. Uma ONG que vem trabalhando em prol dos animais lutando contra o abandono e salvando animais que são maltratados nas ruas. É lamentável se um dia o Neafa fechar suas portas. Quem vai perder é a população carente e os pobres cães e gatos.
_________________________________
NEAFA
PALLOVA O NEAFA É NA REALIDADE UMA CASA DE PASSAGEM OU UM ABRIGO PARA ANIMAIS?
- O NEAFA – NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL FRANCISCO DE ASSIS, NÃO É UM ABRIGO NEM UMA CASA DE PASSAGEM.
O NOSSO TRABALHO É DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL.
ATENDIMENTO A CÃES E GATOS DE PESSOAS CARENTES.
CASTRAÇÃO E ESTERICTOMIA EM CADELAS E GATAS PARA EVITAR O AUMENTO CRESCENTE DE ANIMAIS ABANDONADOS PELA CIDADE.
QUAL A CONTRIBUIÇÃO PARA A SAÚDE PÚBLICA ?
- EVITANDO AS CRIAS INDESEJADAS LIVRAMOS A CIDADE DAS ZOONOZES. LEMBRAMOS QUE É MUITO IMPORTANTE A COMPREENÇÃO DA POPULAÇÃO NÃO DEIXANDO QUE SEUS ANIMAIS FIQUEM NAS RUAS RETORNANDO PARA CASA SEMPRE NO FINAL DO DIA.
O NEAFA JÁ RECEBEU CASOS DE ANIMAIS QUE FORAM AGREDIDOS ?
- CLARO. A FRIDA FOI UMA CADELA QUEIMADA E ESFAGUEADA NA PRAÇA DA FACULDADE. FOI ATENDIDA PELOS VETERINÁRIOS DO NEAFA E APÓS A RECUPERAÇÃO ADOTADA.
EM CRUZ DAS ALMAS, UM ADOLESCENTE DROGADO CORTOU A PATA DE UMA CADELA DE RUA QUE FOI SOCORRIDA E ADOTADA.
NO VALE DO REGINALDO UMA PESSOA ABRIU A CABEÇA DE UM CACHORRO COM MUM FACÃO E INFELIZMENTE O ANIMAL NÃO RESISTIU.
CÃES QUEIMADOS, SEMI ENFORCADOS E MUITOS AREMESSADOS POR CIMA DO MURO DA INSTITUIÇÃO.
QUAL O DESTINO DOS ANIMAIS QUE SÃO DEIXADOS NO NEAFA ?
- SÃO TRATADOS E DOADOS ATRAVÉS DE FEIRAS DE ADOÇÕES.
QUANTO O NEAFA PRECISA HOJE PARA NÃO FECHAR AS PORTAS ?
- CERCA DE R$ 17.000,00.
PODEMOS AFIRMAR QUE NO MOMENTO O NEAFA PRECISA DE PESSOAS QUE O ADOTEM ?
- LÓGICO. ESTAMOS LANÇANDO A CAMPANHA : ADOTE O NEAFA. EM NOSSO SITE VOCÊ ENCONTRA O PAG/SEGURO ( WWW.NEAFA.ORG.BR ). FONE – 3221 0193.
O NEAFA PODE FECHAR NO DIA 13 DO CORRENTE ?
- INFELIZMENTE. MAS, SE A POPULAÇÃO CHEGAR JUNTO O NEAFA PODE REABRIR EM MAIO.
PALLOVA, TODA SORTE DO MUNDO PARA O NEAFA E CONTE CONOSCO.
- OBRIGADA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário