Polivalente.
Mundo animal entrevistou a Dra Lesly Fernandes, voluntária do Neafa, sobre a vacina polivalente.
A vacinação de seu cachorro é a melhor forma de evitar que ele adoeça. Há muitos anos as vacinas são utilizadas para a prevenção de doenças.
A polivalente é necessária ?
Em geral, são recomendadas pelo menos 3 doses de vacina polivalente, ou seja, que protege contra várias doenças, iniciando-se o programa de vacinação ao redor do 45º dia de vida. Os cachorros podem ser vacinados contra a parvovirose canina, coronavirose, cinomose, adenovirose, hepatite infecciosa canina, parainfluenza, leptospirose e raiva. Existem ainda vacinas contra doenças respiratórias, como a gripe canina ou tosse dos canis.
Existe um programa padrão ?
Lembre-se de que não existe um programa de vacinação-padrão e que apenas o médico veterinário pode recomendar qual o momento ideal da vacinação e contra quais doenças o animal deve ser vacinado. Existem importantes diferenças raciais e regionais que determinam variações no esquema de vacinação dos cachorros.
A carteirinha é importante ?
Também é muito importante manter atualizada a carteira de vacinação de seu cachorro. Sempre que for ao veterinário vacinar seu cachorro, apresente-a para que ele registre a vacina administrada.
Qual a importância da vacina ?
Não há como não se entristecer ao vermos uma pessoa numa cadeira de rodas ou usando muletas, principalmente sabendo que esta pessoa nasceu completamente saudável. Mais triste ainda é saber que tudo isto poderia ter sido evitado se esta pessoa tivesse sido vacinada contra paralisia infantil.Nossos animais de estimação, queridos e tidos como membros de nossa família, podem ser vítimas de casos muito parecidos.Eles são suceptíveis a doenças infecciosas muito difíceis de serem curadas, que quando não matam, podem deixar sequelas horríveis como o exemplo citado acima. Tais doenças, apesar de serem muito graves, também são facilmente preveníveis. Basta, como no exemplo da paralisia infantil, um bom e adequado esquema vacinal com o acompanhamento do médico veterinário.
O que fazer quando o cão entra em contato com a urina do rato ?
Em casos em que o cão viva num ambiente em que seja possivel ele entrar em contato com urina de rato, deve-se intercalar após 6 meses da vacina polivalente + antirrábica, uma vacina contra Leptospirose.
Cães adultos nunca vacinados ?
Fazer uma dose da vacina polivalente.Após trinta dias mais uma dose da vacina polivalente + vacina antirrábica.Então siga os mesmos procedimentos do filhote após tomar a vacina polivalente + antirrábica
E os gatos ?
Mesmo esquema do cão, porém com as vacinas para gatos.Obs: Os gatos não tomam a vacina contra leptospirose.
CUIDE DO SEU ANIMAL ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário