Pages - Menu

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Maus-tratos: Justiça suspende rodeio em festa agropecuária em Jacareí, SP


Evento está previsto para ter início nesta quinta-feira (12). Para realização do evento, também é necessário os alvarás de funcionamento, que ainda estavam pendentes até a noite de quarta.

A Justiça determinou na última terça-feira (10), por meio de liminar, a suspensão do rodeio no evento agropecuário Agrofest em Jacarei (SP). O evento, previsto para começar nessa quinta-feira (12), ainda depende de alvarás de funcionamento para ser liberado. Cabe recurso à decisão. (leia mais abaixo)
Entre as atrações previstas no evento estão rodeio, mini fazenda, exposições de gado e shows musicais com artistas sertanejos. A festa deve preencher a lacuna deixada pela Fapija, em 2013, após ser alvo de processo judicial que terminou com a suspensão festa – que era uma das mais tradicionais da cidade.
De acordo com a decisão, o evento, entre os dias 12 e dia 15 de julho no Sindicato Rural de Jacareí, foi proibido de realizar quaisquer prova de rodeios, como montaria em touros, montaria em cavalos, montaria em carneiros.
De acordo com a promotora, autora da ação contra a Agrofest, Elaine de Ávila, a justificativa é que além da crueldade com os animais, o rodeio não pode acontecer porque existe uma lei estadual que não permite a atividade em perímetro urbano.
“Laudos comprovam os maus-tratos aos animais em rodeio, o estresse. Nós do Ministério Público somos contra os animais serem expostos nesse tipo de risco. Nesse caso ainda, há a lei estadual que proíbe esse tipo do evento em área urbana e o sindicato rural fica em área urbana, não tem possibilidade da realização do evento nesse local. É proibido”, afirmou.
A Agrofest previa um público de 10 mil pessoas por dia de festa. A informação é da organização.
Alvará
A decisão proíbe ainda que o evento realize qualquer outro tipo de atividade no evento sem a apresentação prévia de alvará de funcionamento, AVCB expedido pelo Corpo de Bombeiros eo prévio Estudo de Impacto de Vizinhança. Sob pena de multa diária individual de R$ 50 mil.
Os documentos podem ser entregues até o início do evento. Na noite de quarta-feira (11), os bombeiros foram acionados pelo G1 e informaram que estavam no local fazendo vistoria.
Outro lado
A organização do evento foi procurada por telefone por G1, e disse apenas que os advogados estão resolvendo o assunto e que não iria comentar sobre a decisão.
Fonte: G1( foto: internet )


Nenhum comentário:

Postar um comentário