Pages - Menu

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Biólogo e veterinário de zoo são denunciados por maus-tratos a animais em Sorocaba (SP)



Foto: Agência Sorocaba)
De acordo com relatório da Corregedoria Geral do Município, macacos-prego explorados pelo zoológico sofreram maus-tratos. Foi comprovado que até o ano de 2015 os animais que ficam isolados em uma ilha eram colocados em gaiolas e afogados para que passassem a ter medo da água. Não se sabe se a crueldade se estendeu aos anos seguintes, já que a última vez em que novos macacos chegaram ao zoológico foi em 2015. A prática cruel, feita a partir da ordem de um biólogo, tinha o intuito de impedir que os macacos tentassem sair da ilha.
Foi constatado ainda o uso de medicamentos vencidos no tratamento dos animais, ato coordenado por um médico veterinário, e indícios de alimentação imprópria, além de animais feridos ou que não estavam recebendo cuidados corretos e recintos de animais com dimensões inadequadas. Recomendações para que as irregularidades fossem imediatamente corrigidas foram direcionadas ao zoológico e à Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (SEMA). As informações são da coluna “O Deda Questão” do Jornal da Ipanema da Rádio Ipanema, de autoria do jornalista Djalma Benette.
O relatório foi entregue ao presidente da Comissão de Meio Ambiente e de Proteção e Defesa dos Animais da Câmara de Vereadores, João Donizeti (PSDB). Uma cópia integral dos autos será encaminhada ao Ministério Público local que, segundo a assessoria do parlamentar, receberá uma denúncia, assim como a Polícia Civil, que já havia instaurado inquérito para apurar o caso, também a Secretaria de Assuntos Jurídicos, para que um processo administrativo disciplinar seja aberto, e as entidades de classe, como Conselhos de Biologia e de Medicina Veterinária.
O caso chegou à Corregedoria Geral do Município após ser encaminhado pela SEMA. A primeira denúncia, entretanto, foi feita ao ambientalista Gabriel Bitencourt, colunista do Jornal de Ipanema, que foi vereador de Sorocaba durante três mandatos e é conhecido por atuar em defesa de questões ambientais há mais de 30 anos.
A denúncia direcionada ao ambientalista foi realizada através de uma gravação entre estagiários e profissionais do zoológico, em fevereiro deste ano. O áudio revelava a crueldade cometida contra os macacos.
Fonte: anda.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário