Pages - Menu

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Vídeo mostra elefantes amedrontados antes de apresentação em circo


Por Fernanda Cotez, ANDA
Duas elefantes, nomeadas Isa e Viola, são exploradas pelo circo Garden Bros, em Broomall, Pensilvânia (EUA). Uma filmagem de 23 de março de 2018, feita pela Animal Defenders International (ADI) (Defensores Internacionais dos Animais, em tradução literal) mostra o desespero das elefantes enquanto o ‘show’ se inicia, com a música e o som dos alto-falantes altos e luzes piscando. Estima-se que os animais são explorados, ao menos, há 50 anos.
Isa e Viola foram levadas da natureza ainda quando bebês, e já tentaram escapar de seus cercados de circo várias vezes. Isa nasceu em 1970 e foi capturada um ano depois, já a data de captura de Viola não é clara.
Quando obrigadas a se apresentar para as multidões barulhentas que financiam o circo, as elefantes são obrigadas a fazer movimentos treinados e vestir fantasias chamativas. Além disso, são colocadas para carregar turistas e crianças nas costas.
Porém, enquanto não estão no palco, são levadas para trás da cortina, onde apresentam comportamentos estereotípicos de animais cativos, o que demonstra extremo estresse devido às situações precárias em que vivem.
 O comportamento que aparece nas imagens é conhecido comportamento estereotípico, que são claros sinais de exaustão extrema, e é frequentemente visto em animais cativos. Em busca de reagir aos espaços limitados e a falta de enriquecimento que eles promovem, os animais que vivem em cativeiro costumam ser vistos realizando movimentos repetitivos, andando em círculos e se esfregando em paredes e ambientes de seus recintos, visando diminuir o estresse e ansiedade que o cativeiro lhes causa.
Jan Creamer, presidente da ADI, em entrevista ao The Dodo, explicou: “O espaço restrito que esses elefantes têm para se movimentar está causando sofrimento mental e físico, resultando no comportamento anormal visto nas filmagens”.
Agora, a ADI está solicitando ajuda aos defensores animais, e está pedindo manifestações de apoio a uma lei federal que consiste em proibir o uso de animais selvagens em circos, o que visa ajudar animais como as elefantes Isa e Viola.

. (Foto: Instagram/thesewingpiglet)
O circo Garden Bros, que percorre o Estados Unidos ao longo dos anos, é conhecido por espancar elefantes com ganchos de metal durante as sessões de treinamento. Em 2014, a ADI estava no local para testemunhar Isa, extremamente estressada, atacar outro elefante durante o treinamento em Utah (EUA).
“Os circos simplesmente não conseguem atender às necessidades dos animais”, acrescentou o presidente da ADI. “Balançando para frente e para trás em um espaço minúsculo, os movimentos repetitivos e indefesos dos animais mostram que estão perdendo a cabeça.”
Fonte: anda.jor.br ( confira o video no : www.anda.jor.br )

Nenhum comentário:

Postar um comentário