Pages - Menu

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Vídeo mostra cavalo sendo agredido durante prova de rodeio da Abril Fest


Um vídeo enviado às redações do G1 e da TV TEM mostra um cavalo sendo agredido durante uma prova do festival de rodeio Abril Fest, realizado em Araçoiaba da Serra (SP), desde a semana passada.

(O G1 errou ao informar que as provas de cavalo seriam suspensas. A primeira versão passada pela organização seria da suspensão, mas a informação foi atualizada que haveria apenas a troca da empresa responsável pelo rodeio. A informação foi corrigida às 19h43.)
As imagens foram gravadas por uma jovem que estava na arena durante a abertura do evento, na última sexta-feira (20), e publicadas por uma amiga dela nas redes sociais. Em pouco tempo, a denúncia de maus-tratos viralizou e chegou até os organizadores da festa.
Por meio de nota, a organização informou que “em razão do triste acontecimento que foi a violência contra o animal, o rodeio em cavalos será realizado sob a responsabilidade de outra empresa, pois foi efetuada a rescisão contratual com a empresa anterior. Da mesma forma, comunica que será proibida a entrada e permanência do agressor ao local do evento”.
A organização chegou a informar que as provas com cavalos seriam suspensas, mas isso não chegou a ocorrer.
Flagrante
O vídeo mostra o momento em que o portão é aberto para o cavalo entrar na arena, mas ele parece se recusar a sair do cercado.
Um funcionário que estava ao lado chicoteia, chuta e dá um tapa no animal, até que ele vai para dentro da arena, montado pelo peão. As imagens foram visualizadas milhares de vezes. (Confira o vídeo abaixo)
Comissão de Proteção aos Animais
Ao tomar conhecimento do vídeo, a presidente da Comissão de Proteção aos Animais da OAB Sorocaba, Geórgia Nuño Racca, disse que vai acionar os organizadores do evento e a Prefeitura de Araçoiaba da Serra para prestarem esclarecimentos.
“O caso é de maus-tratos, pois o peão bate com uma corda na face do animal, inclusive, isso é contra as regras de bem-estar. Se o cavalo refugou, não poderia bater no animal para ele pular. Além de maus-tratos, se trata de exploração animal”, explica.
De acordo com a advogada, o caso será levado ao Ministério Público e, além do peão, a empresa organizadora do evento e a prefeitura também poderão ser responsabilizadas. As penas previstas para o crime incluem detenção de três meses a um ano e multa.
Empresa terceirizada
Em nota, a Luz Estruturas e Iluminação, responsável pela realização do festival, esclareceu que contratou outra empresa para organizar os rodeios com cavalos e touros e que, em função do ocorrido, decidiu rescindir o contrato.
A organizadora afirmou que o agressor foi proibido de entrar no local do evento e que vai representar contra a empresa terceirizada por maus-tratos em animais. Ao todo, foram utilizados 15 cavalos e 20 bois no evento.
A Luz também ressaltou que repudia qualquer espécie de violência aos animais que participam de rodeios e que “não é conivente com o mau comportamento do agressor”.
Por Ana Paula Yabiku

Nenhum comentário:

Postar um comentário