Pages - Menu

sexta-feira, 17 de março de 2017

MP faz campanha de conscientização sobre os maus-tratos a animais em Belém (PA)

Por Sophia Portes | Redação ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais)

De acordo com informações da Prefeitura de Belém, aproximadamente 20 mil cães e gatos vivem nas ruas da capital do Pará. Foi pensando nisso, que o Ministério Público (MP) do estado promoveu na sexta-feira (17) a campanha “Não atire o pau no gato”, para dar enfoque à discussão de que maus-tratos contra animais é crime previsto em lei.
A programação da campanha coincide com o Dia Nacional dos Animais e vai orientar os cidadãos sobre as formas de denunciar flagrantes deste tipo de crime, como fez Milena Santiago. A jovem registrou em vídeo a cadelinha Vitória sendo amarrada a uma bicicleta elétrica e arrastada pelas ruas no bairro do Tapanã. A tutora da cadela está sob investigação da polícia e felizmente, o animal já conseguiu um novo lar.
“Quem tem uma experiência concreta com animais domésticos, sabe o potencial que eles têm de transformar a vida de pessoas através do amor e fidelidade. Eles são capazes de mostrar para as pessoas o quanto ainda dá para ter esperanças na humanidade como fonte de carinho e solidariedade”, disse Olavo Martins, que adotou o animal, ao G1.
Mas infelizmente, nem todos os animais que sofrem maus-tratos têm um final feliz. A promotora de justiça Ângela Balieiro acredita o poder público é omisso em relação aos direitos dos animais. “Nós elaboramos uma programação para que possamos fomentar o debate da falta de política pública voltada para o bem estar animal, que inclui atendimento médico e hospitalar, criação de um cemitério, resgate de pronto atendimento, uma delegacia que possa cuidar especificamente das denúncias de maus tratos”, afirma.
A campanha promovida pelo MP ocorre no edifício-sede do órgão, a partir das 9h e será aberta para crianças e adolescentes de escolas públicas. O evento contará com palestras, ações e até o lançamento de uma cartilha educativa feita pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público.
Além disso, haverá um concurso de histórias em quadrinhos entre os estudantes e o vencedor será premiado em 5 de julho, no Dia Mundial do Meio Ambiente.

 Foto : MPPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário