Pages - Menu

domingo, 17 de janeiro de 2010

Conheça o atum, o peixe que você gosta


Conheça um pouco do peixe que você gosta: atum
Os atuns são um dos grupos de espécies de peixes mais importantes do ponto de vista pesqueiro. Em 2002, foram capturadas, em todo o mundo, mais de seis milhões de toneladas de atuns e "espécies-afins" (de acordo com as estatísticas da FAO).
Como são e onde vivem ?
São peixes que vivem nas regiões tropicais e subtropicais de todos os oceanos. Apresenta o corpo alongado, fusiforme, boca grande e alongada, duas barbatanas dorsais bem separadas e ajustáveis a um sulco no dorso, seguidas por grupos de lepidotríquias. A barbatana caudal é bifurcada e, no seu pedúnculo, ostenta duas quilhas de queratina.
O atum chega a nadar 170km por dia ?
Os atuns e espécies vizinhas têm um sistema vascular especializado em trocas de calor, podendo elevar a temperatura do corpo acima da água onde nadam - são endotérmicos. Por esta razão, são grandes nadadores, podendo realizar migrações ao longo dum oceano. Um atum pode nadar até 170km num único dia. Normalmente formam cardumes só de peixes da mesma idade. São predadores ativos. Do ponto de vista da reprodução, são dióicos e não mostram dimorfismo sexual. As fêmeas produzem grandes quantidades de ovos planctónicos que se desenvolvem em larvas pelágicas.

O americano e o europeu não consomem qualquer atum
Mais recentemente, com o desenvolvimento dos movimentos ambientalistas, foram levantados problemas diferentes: apesar das pescarias de atum serem bastante específicas, verificou-se que - principalmente alguns tipos de pesca, como a pesca com rede-de-cerco e mesmo de palangre - se capturam algumas espécies indesejadas ou mesmo protegidas, como as tartarugas marinhas e os golfinhos. Por essa razão, os consumidores (principalmente nos Estados Unidos da América do Norte, mas com tendência também de se popularizar na União Europeia) são aconselhados a não adquirirem atum que não seja "certificado" como proveniente duma "pescaria responsável" ou "que protege a biodiversidade."
O atum é encontrado na costa brasileira ?
Peixes da família Scombridae, os tipos mais comuns de Atum na costa brasileria são a Albacora ou Albacore e o Atum ou Tuna . A coloração é em geral azul-escuro no dorso e prata na porção inferior dos flancos e no ventre. São considerados pelos estudiosos como os peixes que possuem o corpo mais hidrodinâmico dentre as formas existentes (o corpo é fusiforme e o pedúnculo caudal bastante estreito). São peixes que nadam em cardumes numerosos, muitas vezes mistos entre duas ou mais espécies de atum. Podem estar acompanhados de golfinhos e até baleias.
Chega a pesar 600 quilos ?

Peixes de tamanho variável de acordo com a espécie, atinge pesos entre 50 e mais de 600 quilos (Atum-azul).


O atum pode ser encontrado no nordeste do Brasil ?
Podem ser encontrados em toda a costa brasileira, com ênfase na Região Nordeste e partes do Sul e Sudeste. Em Alagoas também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário